Ventos podem ter chegado a 150 km/h em Rio das Pedras

(Imagem ilustrativa)

Ventos extremamente intensos podem ter atingido quase 160 km/h durante um RFD (Rear-Flank Downdraft) muito intenso associado a um tornado EF0/EF1 que atingiu a zona rural de Rio das Pedras na noite de 7 de dezembro, segundo a Piracicaba Meteorológica. O fenômeno ocorreu a cerca de 15 km de Piracicaba.

De acordo com cálculos divulgados nesta sexta-feira (19), os ventos sustentados superaram os 120 km/h, enquanto as rajadas podem ter ultrapassado 150 km/h, chegando possivelmente a 160 km/h, conforme simulação matemática. A intensidade do escoamento descendente foi suficiente para erguer uma nuvem de poeira densa, que se misturou às nuvens da tempestade durante a passagem do sistema.

Não houve registro de danos associados ao episódio. Em Capivari, choveu granizo.

O caso está entre os episódios de vento severo mais intensos da Região Metropolitana de Piracicaba. A comparação direta com outros eventos é limitada pela ausência de danos, ainda assim intensidades da ordem de 150 km/h já foram observadas na tempestade de 29 de março de 2006, que atingiu Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste, e em 10 de outubro de 2025, durante um microburst no distrito de Ártemis, em Piracicaba. Nunca houve registros especificamente de um RFD dessa magnitude, até porque tais eventos costumam ser menos analisados em comparação com tornados e downbursts.

Comentários