Alerta vermelho: tempestades severas podem gerar tornados em Piracicaba e região

A Piracicaba Meteorológica emitiu um alerta vermelho para o dia 18 de novembro, prevendo tempestades severas em Piracicaba e região, com alto risco de formação de tornados. Segundo o instituto, o cenário se caracteriza como um evento de "High Shear, Lower CAPE" (HSLC), comparável a situações históricas observadas no Dixie Alley, nos Estados Unidos, e eventos registrados em 2011 e 2012 na mesma região americana.

De acordo com o relatório da Piracicaba Meteorológica, a região será impactada por um intenso sistema de baixa pressão, com valores inferiores a 1000 hPa, que avança em direção ao litoral paulista. Este sistema impulsiona uma frente fria abrupta, com alta baroclinidade (3°C em 10 km), enquanto um Jato de Baixos Níveis (JBN) com velocidades máximas de 80 km/h transporta calor e umidade para a área.

Em escala menor, a combinação da frente fria com o JBN cria um perfil de vento altamente cisalhado, com até 25 m/s em camada rasa, associado a uma helicidade entre 150 e 250 m²/s². Apesar da instabilidade termodinâmica ser moderada (MLCAPE 600-900 J/kg), a ausência de inibição convectiva (CIN -5 J/kg) e os índices elevados de instabilidade (LI -4, K 42) indicam que tempestades devem se formar rapidamente a partir das 10h. Os modelos ECMWF, GFS e ICON preveem a formação de uma linha de instabilidade organizada (QLCS) ao longo da frente fria.

O principal modo de tempestade esperado é um Sistema Convectivo Quase-Linear (QLCS). O maior risco é de ventos intensos com rajadas superiores a 100 km/h. Há também alto potencial para tornados embutidos na linha de tempestade, com intensidade estimada entre F0 e F1 na escala Fujita. Também há previsão de granizo de médio porte de patamar inferior (2-3 cm).

Comentários