Estudante de Piracicaba escolhido para intercâmbio do Prontos Pro Mundo é stormchaser

Piracicaba tem sorte: o estudante escolhido automaticamente para a primeira turma do Prontos Pro Mundo 2026, programa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), é stormchaser e voluntário de meteorologia, além de trabalhar como jornalista cidadão.

Erik dos Santos, de 15 anos, foi selecionado após um processo rigoroso que escolhe apenas um estudante por município, além de candidatos de destaque por mérito, totalizando 500 vagas na primeira turma do programa. O estudante alcançou 9,33 de 10 pontos na nota de intercâmbio. A divulgação da segunda turma, com outros 500 estudantes, prevista para embarcar no segundo semestre de 2026, ainda não tem data definida.

Os destinos disponíveis para os intercambistas são Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido, com a definição final dependendo das vagas. Erik já demonstrou grande interesse em ir para a Austrália, que estará em pleno verão quando o intercâmbio ocorrer em janeiro, permitindo que ele acompanhe a temporada de tempestades. No entanto, a escolha final do país ainda não depende do estudante.

"Eu esperava fortemente ser recusado e cheguei a desistir da ideia de ser selecionado, pois a seleção é muito rígida. Fazia o curso por obrigação do governo e fiz o teste de proficiência apenas por auto-avaliação. Mas aqui estou eu. Sempre foi o meu sonho explorar tempo severo em outros países, então ver essa chance acontecer é surreal. O próprio colégio me noticiou, e depois, ao abrir a lista e ver meu nome lá, sendo o único de Piracicaba, foi um baita susto. Sei que isso veio do meu desempenho no SARESP, no curso de inglês e da minha frequência escolar, então é uma conquista que me deixa muito feliz", comentou Erik.

Comentários