O grupo de entusiastas de meteorologia Piracicaba Meteorológica confirmou na quinta-feira (24) um novo caso de granizo ocorrido em 2024 em Piracicaba, que já recebia o título do ano com mais registros do fenômeno desde o início das documentações, em 1995. O evento ocorreu em 27 de janeiro, na comunidade rural de Água Bonita, ao sul do distrito do Ártemis, durante uma pancada de chuva isolada.
Durante meses, a ocorrência foi tratada com ceticismo. Apesar de alguns relatos na época mencionarem uma "cortina de chuva esbranquiçada", um indício típico de granizo, a falta de registros visuais diretos e o fato de ter atingido uma área rural afastada contribuíram para que o episódio fosse inicialmente descartado. No entanto, após reavaliações das condições atmosféricas do dia, que eram bastante propícias ao fenômeno, o grupo confirmou a ocorrência, elevando para seis o número total de granizos registrados em 2024.
Com essa atualização, 2024 segue como o ano com mais ocorrências de granizo já registradas em Piracicaba, com seis registros, seguido por 2025, que até o momento contabiliza quatro casos. Ao todo, já são 32 episódios confirmados entre 20 de outubro de 1995 e 11 de março de 2025, número que pode aumentar conforme novas investigações ocorram.
A chamada "Era do Granizo", como apelidada por entusiastas locais, teve início em outubro de 2022 e já concentra metade de todos os registros de granizo da história da cidade: 16 em apenas quatro anos, contra os 16 acumulados nos 26 anos anteriores.
Segundo o grupo Piracicaba Meteorológica, o granizo se consolidou como o evento de tempo severo mais comum no município, superando os episódios de ventos acima de 80 km/h e os downbursts. Com mais de mil quilômetros quadrados de extensão territorial, é amplamente aceito entre pesquisadores que Piracicaba tenha vivenciado um número bem maior de episódios do que os 32 oficialmente documentados entre 1995 e março de 2025, especialmente em regiões rurais.
Comentários
Postar um comentário