Piracicaba foi atingida por uma tempestade supercelular na noite do sábado, 28 de dezembro de 2024, que começou às 20h26 e durou aproximadamente 20 minutos, causando uma série de danos pela cidade. Estima-se que a maior rajada de vento tenha alcançado até 85 km/h, com alguns pontos registrando até 100 km/h. O valor teve que ser estimado devido à desativação da estação do INMET. O temporal foi antecipado por uma shelf cloud noturna e uma tempestade elétrica com cerca de 3 mil relâmpagos por hora.
Os bairros mais afetados foram Santa Cecília, Vila Independência, São Judas, Centro, Santa Rosa, Paulicéia e Monte Alegre. No bairro Monte Alegre, a Avenida Comendador Pedro Morganti sofreu com quedas de árvores, e um automóvel da Folha de Piracicaba foi atingido por várias delas. Vários pontos da cidade experimentaram interrupções no fornecimento de energia, com algumas áreas ficando no escuro. No Santa Rosa, a energia foi reestabelecida em 1 hora, mas ocorreram posteriores problemas de conectividade com a internet.
O Rio Piracicaba transbordou pela primeira vez desde 2020, alcançando 4,78 metros. O Shopping Municipal foi parcialmente alagado, com água da chuva entrando pelas lâmpadas, o que foi filmado por um morador. No bairro Jardim Itapuã, uma residência teve parte do telhado arrancado, mas sem relatos de falta de luz.
Na Rua Dona Eugênia, uma árvore de grande porte caiu e derrubou um poste de luz, deixando uma residência sem eletricidade. A rua é movimentada e a queda da árvore causou transtornos no tráfego de veículos. Ademais, essa foi a primeira vez que um poste de luz caiu durante um temporal em Piracicaba desde o microburst de 27 de setembro de 2023.
Além disso, neste domingo (29), diversos bairros enfrentam falta de abastecimento de água. Isso ocorreu devido à danificação na cabine de energia da Estação do Capim Fino, a qual teve que passar por serviços emergenciais de reparos na madrugada de hoje. Todavia, moradores ainda relatam falta de água nas torneiras.
A tempestade foi causada pela combinação de altas temperaturas (máxima de 33,8°C) e umidade relativa do ar superior a 60%, típicas das condições climáticas de verão. O evento foi isolado, o que favoreceu seu desenvolvimento. A cidade foi poupada de ventos mais intensos ou granizo, uma vez que a supercélula atingiu Piracicaba relativamente "jovem", com apenas uma hora e meia de desenvolvimento.
Comentários
Postar um comentário