Nova tempestade causa transtornos em Piracicaba: granizo e mesociclone são registrados

Publicado em:

Mesociclone foi registrado no início da chuva

Uma nova e intensa tempestade atingiu Piracicaba na tarde deste domingo, 29 de dezembro de 2024, causando diversos transtornos à população. A chuva, acompanhada de granizo e fortes ventos, provocou alagamentos, quedas de árvores, falta de energia elétrica e outros transtornos.

A chuva se iniciou por volta das 15h40, atingindo o seu auge entre as 16h00 e 16h20 e sendo caracterizada por uma intensa atividade convectiva. Um observador de tempestades registrou a formação de um mesociclone durante o início da precipitação. 

O alto índice de CAPE, superior a 2000 J/kg, aliado à alta temperatura, umidade e fortes ventos na alta troposfera, propiciaram condições favoráveis para o desenvolvimento de nuvens de tempestade e a ocorrência de granizo.

O granizo, com diâmetro inferior a 1 cm, atingiu diversos bairros da cidade a partir das 16h00; sendo eles: Água Branca, Campestre, Jardim Califórnia, Jardim Colonial, Jardim Itapuã, Jardim Nova Suíça, Jardim Oriente, Jardim Santa Isabel, Monte Líbano, Novo Horizonte, Pau Queimado, Paulicéia, Paulista, São Jorge, Vila Cristina. Em alguns locais, como o Jardim Colonial e o Jardim Itapuã, o fenômeno foi registrado em vídeos.

O temporal provocou o transbordamento de um ribeirão no Jardim Nova Suíça, inundando a região e impossibilitando o acesso à área devido à interdição de uma ponte. No mesmo bairro, houve relatos de falta de energia elétrica. Quedas de árvores também foram registradas em diversos pontos da cidade.

Este é o quarto registro de granizo em Piracicaba em 2024, sendo o mais intenso em termos de número de relatos. O evento de hoje sucedeu a intensa tempestade que atingiu a cidade na noite de sábado, com ventos de até 100 km/h e diversos danos.

Comentários