Microburst causa destelhamentos e queda de galhos na Zona Sul de Piracicaba

Ventos chegaram a 70 km/h, com queda de granizo na zona rural. Este é o terceiro fenômeno do tipo rajada descendente em Piracicaba em novembro de 2024.

[Imagem: Lixeira tombada na entrada da comunidade Pantanal]

Um temporal, rapidamente identificado como um microburst, atingiu diversos bairros da Zona Sul de Piracicaba no início da tarde desta quinta-feira, 28 de novembro de 2024, causando transtornos e alguns danos. O evento teve início por volta das 13h50 e se estendeu até cerca de 14h10, afetando principalmente os bairros Água Branca, Campestre, Jardim Itapuã, Jardim Nova Suíça, Jardim Planalto, Novo Horizonte e Monte Líbano, incluindo as comunidades Renascer, Esperança e Pantanal, que são motivos de preocupação diante de tempestades desta magnitude. Bairros vizinhos também relataram ventos fortes, embora a intensidade tenha variado. Também houve queda de granizo nas comunidades rurais Recanto Nova Suíça e Alpes Suíços.

Os ventos, que chegaram a ser estimados em até 70 km/h, causaram danos considerados leves. Houve destelhamentos em algumas residências no bairro rural de Serrote e no Jardim Nova Suíça. Foi registrada a queda de galhos de árvores em calçadas, sem registros de maiores prejuízos. Uma lixeira de ferro, que pesa cerca de 30 kg, foi tombada na entrada da comunidade Pantanal, um dos pontos mais afetados pela ventania. Os danos em geral foram localizados e não houve feridos.

O microburst na Zona Sul foi parte de uma sequência de outros microbursts, em um evento meteorológico apelidado de "surto de downdrafts", típico de tempestades isoladas nesta época do ano. Inicialmente, o fenômeno teve início na zona rural de Piracicaba, com um downdraft acompanhado de granizo na região oeste. Conforme a nuvem cumulonimbus avançava, o fenômeno foi seguido por mais downdrafts, que atingiram a zona rural sudoeste, o bairro São Jorge, e, finalmente, a Zona Sul. Este último microburst foi o único a afetar uma área densamente povoada.

Este tipo de fenômeno não é raro em Piracicaba. Nos últimos meses, já foram registrados outros microbursts, incluindo ocorrências no dia 1º e no dia 15 de novembro deste ano, sendo esta a terceira, ou até mais, se considerarmos a sequência de hoje. Embora microbursts geralmente sejam eventos isolados, o de hoje foi mais abrangente devido à sequência de downdrafts, mas, de forma geral, manteve-se localizado. Enquanto a Zona Sul e algumas áreas vizinhas sentiram os efeitos, outros bairros, como o Centro, nem sequer registraram chuva.

Microbursts, como o ocorrido hoje, são um tipo de fenômeno meteorológico de curto prazo, mas com grande intensidade. Eles se formam quando o ar no interior de uma nuvem cumulonimbus resfria de forma brusca, formando uma intensa corrente de ar frio que desce rapidamente em direção ao solo e, ao atingir a superfície, se espalha em todas as direções. Isso pode causar danos significativos, especialmente em áreas urbanas e com infraestrutura vulnerável a ventos fortes.

Comentários