18/02/2024: Ártemis registra queda de granizo enquanto Piracicaba tem chuva fraca

[Imagem: Shelf cloud avançando sobre Piracicaba – Piramet]

Na tarde do último domingo (18), enquanto uma chuva fraca caiu sobre Piracicaba, no distrito do Ártemis, os moradores presenciavam a queda de granizo que cobria o chão. Um morador chegou a filmar a queda de pedras de gelo, sendo possível assistir ao vídeo nas redes sociais do Jornal de Piracicaba (JP). O fenômeno, registrado por volta das 18h, foi causado pela formação de uma cumulonimbus bastante desenvolvida sobre a região.

A formação de nuvens cumulonimbus, também conhecidas como nuvens de tempestade, é comum nesta época do ano, quando a instabilidade atmosférica aumenta. No caso do Ártemis, a combinação de fatores como alta umidade e correntes de ar descendentes contribuiu para a formação de uma shelf cloud, nuvem em forma de prateleira que antecede a tempestade. Essa nuvem, por sua vez, alimentou a cumulonimbus e facilitou a formação das pedras de granizo que caíram sobre o distrito.

Apesar da forte chuva de granizo no Ártemis, não foram registrados danos. Já na estação do Sistema de Alerta a Inundações do Estado de São Paulo (Saisp), localizada às margens do Rio Piracicaba, o volume de chuva registrado no período foi de menos de 1 mm.

É importante mencionar que a queda de granizo é um evento relativamente comum em Piracicaba, especialmente durante a primavera, o verão e o início do outono, quando a incidência de chuvas fortes aumenta. 


Comentários