Piracicaba registra dois microbursts ao mesmo tempo; ventos chegam a 100 km/h na Vila Industrial

[Imagem 1: Imagem das cortinas de chuva no momento do temporal – Screenshost/Clima ao Vivo]
[Imagem 2: Aumento no contraste da imagem, sendo possível observar alguns downbursts. No centro, está o microburst que atingiu os bairros Vila Rezende, Algodoal e Jardim Monumento]

Um intenso temporal atingiu Piracicaba no final da manhã desta quinta-feira (07). O evento, classificado como um "surto de downdrafts" ocorreu de maneira repentina, pegando moradores de surpresa. Ao menos dois microbursts ocorreram, um com ventos estimados em mais de 100 km/h, causando estragos consideráveis.

Um "surto de downdrafts" ocorre quando uma nuvem cumulonimbus libera várias correntes descendentes de ar (downdrafts) de uma única vez. Em alguns casos, há a liberação de downdrafts mais poderosos, denominados downbursts (microbursts ou macrobursts, dependendo da extensão). É um fenômeno comum na primavera e no verão, mas nem sempre tão intenso.

A maior parte da cidade presenciou uma chuva torrencial antecipada por uma forte ventania, cujos ventos foram medidos em até 66,6 km/h na estação do INMET. Porém, em alguns pontos da cidade, os danos foram tão significativos que a estimativa da velocidade do vento teve um valor ainda maior.

O primeiro microburst foi identificado na Vila Industrial. A força do vento arrancou o forro de um posto de gasolina quase completamente, destelhou casas e comércios, entortou um portão comercial e derrubou dezenas de árvores, sendo que uma atingiu um carro. Nessa área, as rajadas chegaram a mais de 100 km/h.

O segundo microburst atingiu os bairros Vila Rezende, Jardim Monumento e Algodoal. A ventania durou alguns minutos e derrubou árvores e galhos. Nessa região, os estragos não foram tão significativos em comparação com a Vila Industrial. A estimativa foi de rajadas de vento que chegaram a mais de 80 km/h.

Comentários