Na tarde desta quarta-feira (15), feriado da Proclamação da República, Piracicaba foi palco de um fenômeno meteorológico surpreendente. Enquanto a cidade registrava temperaturas escaldantes, atingindo até 38°C, uma imponente cumulonimbus formou-se sobre a região, marcando o cenário climático durante as 15h.
A Clima ao Vivo capturou, em sua câmera, o nascimento e a evolução da nuvem de tempestade, desde sua formação até a precipitação, incluindo a escuridão súbita do dia e a característica formação de uma Shelf Cloud. A chuva, acompanhada por uma microexplosão, começou por volta das 16h, com uma densa cortina de chuva. Na transmissão da Clima ao Vivo, é possível observar a distintiva "dobra" que geralmente acompanha esse fenômeno.
Segundo dados da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq), os ventos atingiram a marca de 76,3 km/h durante o evento. Embora não seja um fenômeno comum, também não é considerado raro na região.
A população é aconselhada a ficar atenta com as condições climáticas locais, especialmente quando o tempo abafado e elevadas temperaturas favorecem o desenvolvimento de fenômenos atmosféricos notáveis.
O Piramet continuará monitorando o clima em Piracicaba, fornecendo informações oportunas sobre eventos meteorológicos e suas potenciais implicações.
Comentários
Postar um comentário