[Imagem: Piramet]
O tempo em Piracicaba teve uma reviravolta na tarde desta segunda-feira, 16 de outubro, quando nuvens densas, com um notável desenvolvimento vertical, se formaram na região. Embora a expectativa fosse de chuva, uma nuvem cumulus congestus se formou ao leste da cidade, mas, surpreendentemente, não trouxe a precipitação tão aguardada.
A formação dessas nuvens está diretamente ligada à chegada de uma frente fria, que se encontrou com a massa de ar quente e úmido que dominou a Bacia do Prata nos últimos dias. Essa interação de sistemas climáticos geralmente é um gatilho para chuvas. Entretanto, várias condições não se alinharam para que a precipitação ocorresse.
Em primeiro lugar, a umidade relativa do ar na região ficou abaixo dos 50%, o que dificultou a formação de gotículas de água e sua subsequente queda como chuva. Além disso, as temperaturas permaneceram elevadas, ultrapassando a marca de 30°C, o que impediu a saturação do ar quente e, portanto, a formação de chuva.
O Piramet continuará monitorando de perto a situação climática e meteorológica na cidade. Embora a chuva não tenha se concretizado desta vez, as condições climáticas podem mudar rapidamente, e a expectativa é que a região receba precipitação em um futuro próximo.
Comentários
Postar um comentário