[Imagem: Piramet]
A cidade de Piracicaba enfrentou novamente a fúria de dois temporais no último domingo (29). O primeiro ocorreu entre as 14h05 e 14h15, enquanto o segundo entre as 15h20 e 15h32. Os ventos durante esses eventos atingiram uma velocidade impressionante de 70,2 km/h, segundo a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq), deixando sua marca em diversas áreas da cidade. De acordo com o Sistema de Alerta a Inundações do Estado de São Paulo (Saisp), a precipitação total foi de 18,0 milímetros.
Ambos os fenômenos foram caracterizados como supostas microexplosões, uma forte corrente de ar frio que desce da base de uma nuvem e, ao atingir o solo, se espalha horizontalmente em todas as direções.
Como resultado da força dos ventos, houve relatos de quedas de galhos e árvores em algumas áreas, com destaque para os bairros Jardim Elite e Vila Monteiro.
No bairro Jardim Elite, a situação se agravou com a falta de eletricidade, enquanto algumas árvores e galhos que haviam sido derrubados por temporais anteriores, como o evento de 27 de setembro, foram movidos alguns centímetros e até metros devido ao impacto do temporal de domingo.
A Avenida Saldanha Marinho, no bairro Alto, também sofreu danos quando uma placa comercial leve foi derrubada pelo vento forte.
Na Vila Monteiro, entre as avenidas Piracicamirim e Professor Alberto Vollet Sachs, as fortes rajadas de vento inclinaram para baixo o toldo de um posto de gasolina da RodOil.
Em um condomínio do bairro Jardim Caxambu, na Avenida Professor Alberto Vollet Sachs, uma tábua de madeira que havia sido colocada para cobrir parte de um muro derrubado durante o temporal de 27 de setembro caiu parcialmente.
É importante observar que, apesar dos danos materiais, não houve relatos de danos à infraestrutura da cidade. A população de Piracicaba, felizmente, já se acostumou a enfrentar temporais em 2023, muitos dos quais causaram danos mais sérios, preparando-a para enfrentar esses eventos climáticos com resiliência.
O Piramet continuará a acompanhar de perto a situação climática em Piracicaba e fornecerá informações atualizadas à comunidade.
Comentários
Postar um comentário