Os céus de Piracicaba surpreenderam os moradores nesta terça-feira (17) com um fenômeno meteorológico impressionante: duas frentes de rajada ocorreram em um único dia.
O primeiro evento aconteceu durante a madrugada, quando Piracicaba testemunhou um temporal acompanhado de trovões, com rajadas de vento que chegaram a 64,0 km/h. No entanto, devido à falta de registros e à ocorrência durante a madrugada, não há uma certeza absoluta se esse fenômeno foi uma frente de rajada ou uma microexplosão de fraca intensidade. Acredita-se que essa tenha sido uma ocorrência mista, apresentando características de ambos os fenômenos.
O segundo fenômeno teve início por volta do início das 8h da manhã, fazendo com que o dia "virasse noite". Logo em seguida, uma chuva forte desabou sobre a região. Os ventos alcançaram velocidades de até 58,2 km/h, de acordo com dados da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).
Com esses eventos, Piracicaba contabilizou a sexta e a sétima ocorrência de frentes de rajada desde setembro. A frente de rajada é um fenômeno caracterizado por rajadas de vento que frequentemente ultrapassam os 50 km/h, ocorrendo nas bordas das nuvens de tempestade. Isso resulta da diferença de pressão entre o ar frio e descendente da nuvem e o ar quente e ascendente do solo.
A cidade de Piracicaba continua a ser um local onde eventos climáticos surpreendentes acontecem, e o Piramet permanecerá atento para fornecer atualizações sobre a situação meteorológica. É aconselhável que os residentes estejam preparados para condições climáticas variáveis e estejam cientes das mudanças repentinas que o clima pode trazer.
Comentários
Postar um comentário