[Imagem: Piramet]
Por volta das 15h desta sexta-feira, os céus de Piracicaba presenciaram um fenômeno meteorológico intrigante. Várias nuvens cumulus se uniram, formando uma imponente TCU, conhecida como cumulus congestus, que parecia pronta para liberar precipitação. No entanto, a nuvem passageira acabou se dissipando em outras menores.
A formação da nuvem TCU ocorreu ao leste da cidade de Piracicaba, impulsionada pelos ventos que sopram para o leste em direção ao oceano. A nuvem foi trazida para a área urbana, onde despertou a curiosidade dos moradores. Apesar da aparência imponente, a cumulus congestus não manteve sua estabilidade e, eventualmente, se desfez, levando a uma rápida mudança nas condições meteorológicas.
Segundo a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq), a umidade relativa ficou em torno de 48% a 52% por volta das 15h, o que significa que o ar estava com metade do valor necessário para a sua saturação e, portanto, a chance de precipitação era mínima. Além disso, o ponto de orvalho era de 20°C, que é a temperatura na qual o vapor d'água passa a se condensar, cerca de 14°C a menos do que a temperatura registrada próximo ao nível do solo (34°C), o que deu origem às nuvens cumulus. A direção do vento mudou, indo de 270° (oeste) para 187° (sul).
Esse fenômeno, embora fascinante, é relativamente comum na região, especialmente durante a temporada de chuvas. O Piramet continua a acompanhar de perto os eventos climáticos e meteorológicos ocorridos em Piracicaba.
Comentários
Postar um comentário